sábado, 27 de maio de 2017

Fiel - O Filme

Fiel - O Filme é um documentário de longa-metragem, lançado em 2009, produzido por Gustavo Ioschpe, dirigido pela diretora Andrea Pasquini, e escrito pelos roteiristas Marcelo Rubens Paiva e Serginho Groisman. O longa relata sobre a história do clube Corinthians, focando o momento mais difícil do clube, quando foi rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Sinopse:

O filme conta a trajetória de queda do Corinthians para á Série B em 2007 e a ascensão à série A em 2008. Conta com vários depoimentos dos atletas; Dentinho, Douglas, Felipe, Lulinha, William, Chicão, André Santos, e Herrera e do técnico Mano Menezes, além dos torcedores, todos relatando sobre como foi o momento do rebaixamento e da ascensão á Série A no ano seguinte.

Dirigido pela documentarista Andréa Pasquini (de Os Melhores Anos de Nossas Vidas), com roteiro do escritor Marcelo Rubens Paiva e do apresentador de TV Serginho Groisman, mais a montagem de André Francioli - todos corintianos de carteirinha - Fiel dispensa as entrevistas com dirigentes do clube, que apoiaram o projeto. Elegem em seu lugar depoimentos apenas de torcedores, de alguns jogadores do clube e do técnico Mano Menezes. 

Através das falas desses torcedores e de imagens de arquivo de televisão de alguns jogos, reconstituem-se alguns dos momentos mais marcantes da história do time - como a famosa invasão do Rio de Janeiro por cerca de 80 mil torcedores corintianos para comparecer a uma semifinal do Campeonato Brasileiro contra o Fluminense, em 1976; a quebra do jejum de títulos estaduais paulistas, depois de 23 anos de fila, em 1977; e um destaque especial para o dramático rebaixamento à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, no final de 2007. 
Jogadores como Dentinho, Douglas, Lulinha e o goleiro Felipe, além do técnico Mano Menezes, falam especialmente dos momentos traumáticos que conduziram ao rebaixamento e da alegria da volta à elite do futebol nacional, no final de 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário