segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ídolos Corinthianos - Del Debbio

Del Debbio foi o único jogador que participou dos três tricampeonatos corintianos. Veio do segundo quadro do Coribthians, e ganhou a posição durante o Campeonato Paulista do Centenário da Independência, se sagrou campeão paulista de 1922.

Após sua estréia, foi-se firmando como um dos mais perfeitos zagueiros que já vestiram a camisa corintiana. Raçudo, marcador duro e implacável, dono de um chute forte. Nas temporadas seguintes 1923 e 1924, comandou a defesa na campanha do primeiro tricampeonato. 

Mas foi a partir de 1928 e até 1930, em outro tricampeonato paulista do clube, que Del Debbio chegou ao auge atuando no Brasil. Eram os tempos em que formava uma defesa (na época, chamada de "trio final") inesquecível, ao lado do goleiro Tuffy e do zagueiro-direito Grané.

Em 1931, aproveitando-se de sua ascendência italiana, foi defender a Lazio e tornou-se um dos primeiros jogadores a tentar a sorte no exterior. Del Debbio permaneceu na Itália por cinco anos, retornando ao Brasil para novamente defender o Corinthians em 1937, ainda a tempo de conquistar o Campeonato Paulista desse ano, primeiro da era profissional do clube.Em 1931, aproveitando-se de sua ascendência italiana, foi defender a Lazio e tornou-se um dos primeiros jogadores a tentar a sorte no exterior. 

Del Debbio permaneceu na Itália por cinco anos, retornando ao Brasil para novamente defender o Corinthians em 1937, ainda a tempo de conquistar o Campeonato Paulista desse ano, primeiro da era profissional do clube. 

Em 1931,  foi defender a Lazio e tornou-se um dos primeiros jogadores a tentar a sorte no exterior, Retornando novamente para defender o Corinthians em 1937após 5 anos na Ítalia , chegou a tempo de conquistar o Campeonato Paulista desse ano, primeiro da era profissional do clube.

Em 1938, ele herdou das mãos de Neco e Ântonio Pereira a equipe que posteriormente seria campeã conqustando assim seu primeiro título como treinador do Corinthians. Em 1939, já havia encerrado a carreira e era técnico do time quando, em uma emergência, teve que voltar ao campo, às vésperas de completar 35 anos, em uma partida do Campeonato Paulista contra o Ypiranga (2 a 1, 22 de outubro de 1939). 

Del Debbio deve, por isso, ser considerado também campeão paulista em 1939 como jogador. E, portanto, o verdadeiro recordista de títulos paulistas com a camisa alvinegra do Corinthians, totalizando oito contra sete de Neco.

Em toda a História centenária do Timão, apenas quatro treinadores alcançaram mais de cem vitórias no comando do time paulista. 

Nome: Armando Del Debbio
Nascimento: 02 / 11 / 1904
Santos - SP
Posição: Zagueiro
Período em que jogou no Corinthians:
de 1922 à 1931 e de 1937 à 1939
Jogos: 215
Gols: 2




Títulos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário