quarta-feira, 15 de junho de 2011

Campeão Paulista de 2001

0 Paulistão 2001 foi disputada por dezesseis clubes em apenas um grupo, jogando todos contra todos em turno único. Classificaram-se para a fase semifinal os quatro primeiros colocados. Além formula de disputa do campeonato a FPF inovou ao utilizar em alguns jogos dois árbitros em campo, inclusive na decisão do campeonato. 
Além disso, havia cobrança de pênaltis ao final das partidas que terminavam empatadas. Em caso de empate por gols, era dado um ponto a cada time, e um segundo ponto era disputado na cobrança de três tiros livres (permanecendo empatado, cobranças alternadas). Se o empate fosse sem gols, haveria apenas a disputa de um ponto na cobrança de pênaltis. Com essa formula de disputa, o Corinthians começou o campeonato capengando três derrotas e um empate, chegou a ficar em décimo quarto lugar na tabela do campeonato, com uma reação inacreditável o Timão acumulou 10 vitórias seguidas deixando para trás as 10 derrotas. E, de quebra, conseguiu a classificação para a semifinal do Paulistão com uma rodada de antecedência. A semifinal do Campeonato Paulista foi disputada em dois jogos contra o Santos, na primeira partida dia 6 de maio no estádio do Morumbi em um jogo muito duro, empate em 1 x 1 . Na segunda partida jogo, um clássico de arrepiar. O Santos precisava apenas de um empate para ir à final. Empate este que permaneceu até o final do primeiro tempo, graças a Dodô e Marcelinho, que desperdiçaram um pênalti cada, para Santos e Corinthians, respectivamente. No segundo tempo, o Santos vem disposto a segurar o empate e o Corinthians a marca o gol que o levaria à final. Mas quem marcou primeiro foi o Santos, com Renato. Porém, 1 minuto depois, Marcelinho marca e deixa tudo igual. O tempo passa e o Timão não consegue marcar seu outro gol. 
Os torcedores santistas felizes já comemoravam a classificação, jogo ia até os 48 minutos e o relógio marcava 47 minutos e 44 segundos. O Corinthians vinha para seu último ataque. Gil desceu pela lateral esquerda, em um lindo drible deixou  o zagueiro santista André Luiz estendido no chão  e cruza para área rasteiro. Marcelinho faz um corta luz  e deixa a bola rolar mansa para  Ricardinho da entrada na área  acerta um lindo chute de esquerda no cantinho de Fábio Costa, para desespero santista e alegria corintiana,  o Time do Povo estava mais uma vez na final do Campeonato Paulista. 
A final foi contra o Botafogo de Ribeirão Preto na primeira partida da decisão foi em Ribeirão , no início da partida, dava a impressão de que o Botafogo iria complicar para cima do Timão e terminou empatado em 0 a 0. Porém, no segundo tempo, o Corinthians voltou melhor, com 1 gol de João Carlos e 2 de Marcelinho (um deles de falta), o Timão venceu por 3 a 0 e acabou   criando uma boa vantagem para a segunda partida e ficou com uma mão na taça.
27 de maio, com o Morumbi lotado. Todos já se sentiam campeões, afinal, o Timão podia perder por até 3 gols de diferença. Marcelinho, o homem das decisões, estava inspirado, chutou uma bola na trave, deu bicicletas jogou muito mas o primeiro tempo terminou 0 a 0. No segundo, os botafoguenses até que levaram um pouco de perigo ao gol corintiano, mas Maurício não deixou que eles estragassem a festa.  Ao apito final, com o 0 a 0 no placar, o Corinthians comemorou seu 24° título paulista, com o artilheiro Luizão que não jogou pois estava machucado mas foi ao gramado e fez a festa com os jogadores e torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário