quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ídolos Corinthianos - Vaguinho

Vaguinho chegou no segundo semestre de 1971 ao Corinthians. O começo no clube paulista não foi dos melhores, com uma perna quebrada em lance com Gérson, do São Paulo, no Campeonato Brasileiro de 1971, em um lance em que o árbitro Armando Marques sequer marcou falta, apesar de o jogador ter tido de sair de campo carregado nos ombros. Ele ficou afastado por quatro meses, até o início da temporada de 1972. Depois disso, passaria ser o titular da camisa 7 por quase uma década,Vaguinho jogava como ponta-direita e era considerado um jogador rápido e técnico, com bom aproveitamento nos cruzamentos. Mesmo assim passou por maus momentos, como a decisão do Campeonato Paulista de 1974, perdida para o Palmeiras, mas participou de um dos grandes momentos da história corintiana: a conquista do Campeonato Paulista de 1977.
Quase ficou fora do segundo jogo das finais contra a Ponte Preta. Quando soube que daria lugar a Luciano, comprou briga com o técnico Osvaldo Brandão, mas de nada adiantou e teve de ficar no banco, chateado por não sair no que poderia ser a foto do título (que o Corinthians conquistaria com um empate). Com a contusão de Palhinha ainda no primeiro tempo, Vaguinho substituiu-o e abriu o placar aos 42 minutos. Se a Ponte Preta não tivesse virado o jogo no segundo tempo, ele poderia ter sido o herói da conquista, "cargo" que ficou para Basílio, autor do gol da vitória no terceiro jogo, em um lance que se originou em um chute do próprio Vaguinho na trave. "Pedi para o lateral Zé Maria jogar a bola no segundo pau, porque havia um buraco ali", contaria em 2007 à revista Placar. "Mas ele errou o chute, a bola bateu na cabeça do Basílio e acabou sobrando para mim. Peguei quase caindo, ela veio toda quadrada, mas ainda deu para acertar a trave. Foi ainda titular na campanha em que o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista de 1979


Nome: Wagno de Freitas
Nascimento: 11 / 02 / 1950
Sete Lagoas - MG
Posição: Ponta direita
Período em que jogou no Corinthians:
de 1971 à 1980
Jogos: 548
Gols: 108




Títulos:


Campeão Paulista de 1977
Campeão Paulista de 1979

Um comentário:

  1. Para mim foi um dos principais jogadores do corinthians nos anos 70.
    Ele autou a maioria dos jogos e em muitos jogos quase sempre fazia gols e quando não consguia fazer, muitos dos gols sairam das sua jogadas.
    Quase ninguem fala do vaguinho, ainda bem que tem o quase.
    Grande vagão vaguinho.

    ResponderExcluir